top of page
  • Foto do escritorBarros e Oliveira

Saiu de férias? Se o avião atrasar, conheça os seus direitos.


A primeira coisa que você precisa saber é que a companhia aérea deverá reacomodar você em voo próprio ou operado por outra empresa para o mesmo destino na primeira oportunidade.

· espera superior a 1 hora para a nova partida: você tem direito a chamadas telefônicas e acesso à internet gratuitos.

· espera superior a 2 horas para a nova partida: você tem direito a alimentação gratuita.

· espera superior a 4 horas para a nova partida: você tem direito a hospedagem e transporte local de/para o aeroporto gratuitos.

Essa assistência deve ser fornecida pela companhia aérea até que você chegue ao seu destino final (ou seja, se o cancelamento do seu voo resultar em uma perda de conexão, a companhia aérea permanecerá obrigada a prestar esta ajuda por todo o tempo em que você estiver em trânsito até concluir o seu itinerário completo).

E, ainda que a companhia aérea tenha prestado toda a assistência descrita acima, você pode ter direito a uma indenização por danos morais!

Se você tiver assumido despesas com serviços de telefonia, alimentação, hospedagem ou transporte local que deveriam ter sido pagas pela companhia aérea, guarde todos os comprovantes de despesas para pedir o seu reembolso depois.

Lembre-se também que quando o seu voo for cancelado você sempre pode desistir da viagem e solicitar o reembolso integral do preço pago pela passagem, ou remarcar o voo para qualquer outra data de sua preferência, sem custo.

Se você tenha enfrentado qualquer transtorno ou custo com a chegada tardia do voo ao seu destino, você também poderá exigir um reembolso dos seus prejuízos ou uma compensação financeira adicional por isso. É muito comum passageiros perderem compromissos profissionais, familiares ou pessoais, ficarem privados de trabalhar por um turno ou dia inteiro (deixando de receber por isso, no caso de autônomos), e não poderem realizar atividades ou utilizar serviços pelos quais pagaram antecipadamente no destino final (como, por exemplo, diária de hotel ou passeios turísticos contratados antes da viagem).

ícone do whatsapp
bottom of page