top of page
  • Foto do escritorBarros e Oliveira

Pra que serve o Extrato previdenciário?



O CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), também conhecido como “extrato previdenciário”, é um banco de dados do governo federal, administrado pelo INSS, que guarda todas as informações (trabalhistas e previdenciárias) dos trabalhadores segurados da Previdência Social, como vínculos empregatícios e remunerações.

É considerado o documento mais importante no direito previdenciário, pois nele encontramos todos os vínculos trabalhistas, nome do empregador, período trabalhado, remuneração, além das contribuições realizadas em Guia da Previdência Social (GPS) na condição de contribuinte individual e/ou prestador de serviços, que servem como prova de filiação, tempo de contribuição, etc.

Também é visto como um espelho da própria Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), mas se houver alguma divergência entre eles é possível incluir, excluir ou retificar o CNIS com base em fundamentos legais.

O número do Cnis é igual ao do PIS/PASEP/NIT.

Você pode solicitar o Extrato Previdenciário:

1. nos bancos Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil se correntista;

2. nas agências do INSS, desde que agendado previamente pela internet ou pelo telefone 135;

3. e também pela internet, no portal Meu INSS, mas antes é necessário ser cadastrado, para isso a CTPS precisa estar em mãos, além dos demais documentos pessoais. Consulte seu Cnis, para evitar problemas futuros na hora de requerer a aposentadoria, por exemplo, inconsistências como algum período trabalhado faltante, informações equivocadas, valores menores nos salários de contribuição são comuns e é importante providenciar logo os documentos para retificar.

ícone do whatsapp
bottom of page