top of page
  • Foto do escritorBarros e Oliveira

Deveres do inquilino na locação de um imóvel


É muito comum a divulgação de direitos do locador no caso do aluguel de imóveis, entretanto a uma série de deveres que devem ser observados antes de firmar um contrato desta natureza.

· Pagamento do aluguel: Num caso de locação, uma responsabilidade óbvia é o pagamento do aluguel no dia e termos estipulados no contrato. Em caso de atraso, há a incidência de taxas.

· Preservar o imóvel alugado: É dever do inquilino zelar o imóvel, pois no momento de devolução, ele deverá estar nas mesmas condições que locatário recebeu para morar. Caso o imóvel sofra alguma avaria e for confirmado que é de responsabilidade do inquilino, o proprietário deve ser comunicado imediatamente. Os danos provocados por familiares e visitantes devem ser reparados pelo locatário.

· Reformas e melhorias: Não é recomendável que o inquilino faça reformas internas ou externas sem o conhecimento e consentimento prévio do locatário. Caso haja necessidade, o proprietário deverá ser notificado por escrito e, posteriormente, autorizar por meio de documento assinado a alteração na propriedade.

ícone do whatsapp
bottom of page