top of page
  • Foto do escritorBarros e Oliveira

Atenção|Pente-fino do INSS


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a notificar, neste mês de setembro, os segurados que tiveram seus benefícios revisados administrativamente e, após este procedimento, foi verificada a necessidade de reavaliação dos documentos que foram utilizados para a concessão do benefício.

Ao contrário do programa anterior, que se limitou a benefícios por incapacidade (auxílio doença e aposentadoria por invalidez), o INSS poderá convocar os aposentados em geral e pessoas que recebem outros pagamentos, tais como o beneficiário de pensão por morte e o assistido pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Os segurados selecionados para o pente-fino serão notificados pelo INSS por meio de carta de cumprimento de exigência e terão 60 dias para enviar a documentação solicitada através do MEU INSS (site ou aplicativo). Caso o segurado não consiga fazer o envio da documentação exigida pelo Meu INSS, deverá agendar o cumprimento dessas exigências em uma agência do INSS pelo telefone 135.

Assim, para evitar a suspensão do benefício, é importante ficar atento a convocação e manter os dados atualizados junto ao INSS, o acesso ao MEU INSS, bem como a manutenção de todos os documentos necessários a concessão do benefício.

Se o Segurado tiver o benefício suspenso, poderá recorrer da decisão no prazo de 30 dias da notificação de suspensão do benefício.




ícone do whatsapp
bottom of page